BEN nasce em Portugal para ser conduzido em toda a Europa
Portugal é a partir de agora um construtor europeu de e-cars pequenos, acessíveis e sustentáveis
MATOSINHOS, Portugal, Dec. 19, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- CEiiA, Matosinhos, 19 de dezembro - O BEN recebeu hoje o certificado de homologação da União Europeia após um longo e exigente processo realizado no IDIADA (em Espanha), e pode, a partir de agora, ser conduzido em toda a Europa.
Criado pelo CEiiA, é um e-car pequeno, acessível e sustentável para ser usado e transacionado como serviço. É o primeiro e-car com contador de emissões evitadas CO2, capaz de compensar as emissões de carbono de produção durante o seu uso por meio da tecnologia AYR (vencedora do Prémio Bauhaus Europeu de 2021).

O BEN é uma das principais concretizações da Be.Neutral, uma Agenda Mobilizadora e Verde para a Inovação Empresarial, integradas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), geridas pelo IAPMEI. Esta Agenda é liderada pela NOS e que envolve 40 parceiros, entre os quais o CEiiA e oito municípios do Norte de Portugal, com destaque para Guimarães, que será a capital europeia verde em 2026.
“Com o BEN, Portugal é, a partir de agora, um construtor (de mobilidade) europeu. Criámos o BEN como resposta da Europa a um novo modelo social inclusivo que passa por e-cars mais acessíveis, pequenos e sustentáveis. O BEN está, assim, alinhado com a iniciativa “Small and Affordable e-car” lançada pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen com o objetivo de criar um carro do futuro europeu.”, afirma Helena Silva, Administradora e CTO do CEiiA.
A primeira fase de desenvolvimento do BEN termina agora com o certificado de homologação que permite a produção de uma primeira série de e-cars na BEN Garage do CEiiA, em Matosinhos. A fase seguinte passa pela construção de lotes de edições especiais do e-car, customizadas a várias aplicações previstas. Este período implica também uma evolução no produto e na unidade de produção piloto do BEN com capacidade para produção de 200 unidades por ano.
Em 2026, serão estabelecidos outros sites de produção em Portugal e na Europa, estando em curso processos de negociação para que em 2030 se esteja a produzir de forma descentralizada 20.000 unidades por ano e com um preço a partir dos 8.000€.
Ricardo Rodrigues - pressmedia agency
+351969523802
rr@pressmediaonline.com
Foto deste comunicado disponível em: https://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/e39754f0-5328-4e23-8176-8dff01cf75f8/pt
Legal Disclaimer:
EIN Presswire provides this news content "as is" without warranty of any kind. We do not accept any responsibility or liability for the accuracy, content, images, videos, licenses, completeness, legality, or reliability of the information contained in this article. If you have any complaints or copyright issues related to this article, kindly contact the author above.
